PREÇE DE SALOMÃO

            No ultimo dia 03 de outubro exercemos um pouquinho da nossa cidadania. Votar e ser votado em regime democrático. Mesmo que seja um emaranhado de leis, o povo brasileiro vai aos poucos amadurecendo a consciência. Ainda temos muito a caminhar,  a liberdade de expressão ainda é prematura, pois há poucos anos saímos de um regime militar que podou, castrou, dilacerou a inteligência dos brasileiros.

            Foram eleitos senadores, governadores e deputados, faltando ainda definir a Presidência da Republica, cargo maior do Poder Executivo. Nessas pessoas foi depositada a confiança, mesmo de forma escassa a representatividade.

            Um dos governantes mais inteligentes nos relatos bíblicos na historia do povo de Israel, foi Salomão. Sua inteligência era reflexo da benção de Deus. Assim Salomão pediu a Deus: “ Daí, pois, ao vosso servo um coração sábio, capaz de governar o vosso povo e discernir entre o bem e o mal; pois sem isso, quem poderia governar  o vosso povo, um povo tão numeroso?”(I Reis 3.9). Somos um povo de Deus numeroso. Mais de cento e oitenta milhões de brasileiros. É preciso inteligência e discernimento.

            Salomão pede a Deus inteligência para discernir o bem e o mal. A inteligência que provem de Deus trabalha com o coração das pessoas. Só o coração sabe discernir o bem e o mal. A razão não consegue fazer tal discernimento. Pois a racionalidade é fria e insensível, na maioria das vezes.

            O coração sabe discernir o que é bom para todos. A inteligência não. A inteligência é cega, o coração é sensível. Governar com o coração e sensibilidade é ver o sofrimento do povo mais vulnerável. Falo do pobre, do sem teto, sem terra, sem lar, sem esperança. De alguma forma os governantes têm que restituir os bens que lhes são negados e acumulados nas mãos dos ricos, dos inteligentes, mas insensíveis, mesmo que seja com protestos da classe abastada que acusa a todos de vagabundos.

            Que nossos governantes representem os interesses da maioria do povo brasileiro. Represente os milhões que passam fome, os milhões de desempregados, os milhões de sem teto, sem terra, sem um cantinho para morar. Que a minoria do povo brasileiro, a classe abastada tenha a sensibilidade de aceitar a partilha dos bens desse país, também para com os pobres.


Publicado por:

Sobre

O site dizimocatolico.com.br surgiu da necessidade de estarmos próximo de todas as paróquias, padres, bispos, pastoral do dízimo e demais pessoas que desejarem conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho de evangelização no Brasil inteiro...

Continuar lendo

Links Parceiros

Notícias Mais Lidas

Endereço

Dizímo Católico
Rua Arthur Fucks, 298
Bairro Jardim
Ijuí/RS
cep: 98700-00
Fone: (55) 3332-6543